Gestão da Manutenção de Equipamentos Hospitalares

“Proposta metodológica O curso prevê a discussão de conceitos e aplicações da gestão da manutenção de equipamentos em hospitais, exercícios, simulações e discussão de casos.”

Gestão da Manutenção de Equipamentos Hospitalares

Objetivo:

Desenvolver o participante para atuar na gestão da atividade de manutenção de equipamentos hospitalares, em organizações de medicina diagnóstica e em unidades hospitalares, avaliando sua estrutura e capacidade, favorecendo e contribuindo para a eficiência e qualidade na tomada de decisões na área.

(Carga horária: 16 horas)
 
 
Atuação no mercado de trabalho:

O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Conhecer a organização hospitalar do ponto de vista funcional e administrativo, reconhecendo a importância da manutenção dos equipamentos existentes para o funcionamento adequado de suas unidades.
- Projetar a estruturação e a implantação de um sistema de manutenção de equipamentos, conhecendo sua história na organização de saúde, sua vida útil, quais seus possíveis substitutos e as demais informações que auxiliem na qualidade e na segurança da manutenção.
- Reconhecer a organização dos recursos humanos responsáveis pela execução dos trabalhos e as repercussões éticas e ambientais da gestão de manutenção de equipamentos hospitalares.

Panorama de mercado:

Nas últimas décadas, a crescente incorporação de novas tecnologias pelo segmento hospitalar e de medicina diagnóstica, como resultado do desenvolvimento técnico-científico e do avanço na informática, entre outros fatores, aliados à exigência de preservar os princípios da ética e do respeito ao ser humano, evidenciou a necessidade de profissionalização da gestão na área da saúde. 
Sensível a essa necessidade, o Senac São Paulo oferece o curso de Gestão de Manutenção de Equipamentos Hospitalares, buscando favorecer e contribuir para a eficiência e qualidade na gestão e assistência na área da saúde.
Profissionais que atuam ou pretendam atuar na gestão de manutenção de equipamentos hospitalares.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino superior
Proposta metodológica
O curso prevê a discussão de conceitos e aplicações da gestão da manutenção de equipamentos em hospitais, exercícios, simulações e discussão de casos.
- Conceitos básicos e importância da área de manutenção de equipamentos em hospitais. 
- Implantação do setor de manutenção de equipamentos: inventário, codificação, definição do local de serviços, especificação da infraestrutura necessária, especificação dos recursos físicos e humanos. 
- Métricas e indicadores de manutenção de equipamentos. Gestão de processos internos do setor de manutenção: recebimento, avaliação, priorização, conserto, testes, devolução. 
- Gestão de processos de instalação de novos equipamentos: recebimento, identificação, instalação, testes. 
- Manutenção preventiva, periódica e corretiva. Estoque da manutenção: administração das peças de reposição. 
- Administração dos custos do setor de manutenção de equipamentos e gerenciamento de contratos externos.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Apresentação dos documentos:

- RG
- CPF
 

Produtos Camed